28 Maio, 2020 13:13

CNPq abre chamada para apoio à Realização de Eventos

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebe, até 25 de junho, propostas no âmbito da Chamada CNPq/MCTIC nº 04/2020 - Auxílio à Realização de Eventos Científicos e/ou Tecnológicos. Alteração publicada nesta segunda-feira, 25, explicita a possibilidade de apoio a eventos realizados na modalidade à distância.

O objetivo da chamada é apoiar a realização no Brasil de eventos de grande porte, de abrangência mundial, internacional ou nacional, relacionados a ciência, tecnologia e inovação, tais como encontros, congressos e outros eventos similares, promovidos por sociedades ou associações científicas e/ou tecnológicas.

Embora houvesse entendimento de que a redação original da Chamada não impedia o financiamento a esse tipo de evento, a alteração visa tornar inequívoca a informação.

Sendo assim, foram inseridos no texto da Chamada os seguintes subitens:

1.4.   Considerando a necessidade de adoção de medidas de isolamento social relacionadas com a pandemia de COVID-19, poderão ser propostos eventos realizados nas modalidades presencial e/ou não-presencial, nas Linhas 1 e 2, desde que observadas as demais disposições desta Chamada.

Os recursos da presente chamada serão destinados ao financiamento de itens de custeio, compreendendo:

5.2.f. "Despesas com pagamento de locação ou assinatura temporária de programas ou de serviços para realização de videoconferências ou reuniões à distância".

As propostas podem ser submetidas em duas Linhas:

LINHA 1 - Eventos mundiais que serão realizados n Brasil no período de 01/09/2020 a 30/06/2022;

LINHA 2 - Eventos Nacionais ou Internacionais que serão realizados no período de 01/09/2020 a 30/06/2021.

O valor máximo a ser solicitado por proposta é de R$ 150 mil. Mais informações estão disponíveis na íntegra da Chamada.