O dia 25 de outubro, que será a quarta-feira da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, receberá, neste ano o ‘Dia C’. A ideia foi do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). O objetivo dessa data é promover uma mobilização nacional envolvendo as instituições de ensino superior e de pesquisa em todo o país.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) foi quem instituiu, por meio do Decreto de 9 de junho de 2004, uma semana com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país, a “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”. E foi a partir dessa iniciativa que nasceu o Dia C da Ciência.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) defende essa causa. Sua diretoria técnico-científica já tem articulado a participação dos pesquisadores da Fundação na programação em Teresina. “Será um momento bastante apropriado para que o grande público tome conhecimento de muita coisa relevante que tem sido desenvolvida em nosso estado através da ciência”, comentou o diretor Albemerc de Moraes.

Assim, o objetivo é realizar um dia de atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como influenciam o cotidiano de todo cidadão.

Em Teresina, já estão confirmadas a exposição de trabalhos científicos e promoção de oficinas na Universidade Federall do Piauí (UFPI). Outro local que receberá as ações será a Praça Pedro II, no centro da cidade. O horário de visitação será das 9h às 18h.

Para detalhes acesse o portal: http://www.diacdaciencia.org/apresentacao-dia-c-da-ciencia/

• Última modificação do post:9 de outubro de 2017