Nos dias 13, 14 e 15 de março de 2023 ocorrerá a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento será realizado no Piauí e traz como tema “Território Ancestral e Promissor: ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo no Piauí”. Cerca de 50 pesquisadores de todo o país vão se juntar aos piauienses em uma programação extensa.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na aba “Faça a sua inscrição”.

A programação começa no dia 13 de março (segunda-feira) às 8h no Cine Teatro da UFPI e seguirá com atividades simultâneas até às 19hs nos anfiteatros Noé Mendes (CCHL) e no anfiteatro do CT. No dia 14 de março, às 9h, o evento ocorre em dois anfiteatros e com previsão de encerramento às 19h. Já No dia 15 de março a programação segue para o IFPI de Campo Maior.

Para conferir a programação completa acesse o site do evento ou através das redes sociais.

Confira abaixo algumas atividades já confirmadas no cronograma do evento:

Abertura Oficial: dia13/03 às 8h no Cine Teatro.

CONFERÊNCIA: BATALHA DO JENIPAPO – Conferencista: Johny Santana de Araújo (UFPI), dia 13/03, às 9h no Cine Teatro.

MESAS REDONDAS:

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO BRASIL
Palestrantes: Renato Janine (presidente da SBPC) e Mercedes da Cunha Bustamante (presidente da CAPES), dia 13/03 às 11h.
Local: Auditório do CT

AVANÇO DO AGRONEGÓCIO E DA MINERAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO ESTADO PIAUÍ, dia 13/03 às 11h.
Coordenador: Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA)
Palestrantes: Alfredo Wagner Berno de Almeida (UFAM), Carmen Lúcia Silva Lima (UFPI) e Maria da Conceição de Sousa (Dam Gamela – liderança indígena)
Local: Auditório do CCHL

PERSPECTIVAS PARA UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL NO PIAUÍ, dia 13/03 às 14h30.
Coordenadora: Laila Salmen Espindola (SBPC/UnB)
Palestrantes: José Antônio Bertotti Júnior (Professor e Gestor Público), Gildário Lima (UFDPAR) e Jaíra Maria Alcobaça Gomes (UFPI)
Local: Auditório do CCHL

DESAFIOS NACIONAIS DA ARQUEOLOGIA E DA PALEONTOLOGIA, dia 13/03 às 16h30.
Coordenadora: Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos (SBPC/LNCC)
Palestrante: Alexander Wilhelm Armin Kellner (MN/UFRJ), Ana Luísa Meneses Lage do Nascimento (UFPI), Antonio Alamo Feitosa Saraiva (URCA) e Maria Conceição Soares Meneses Lage (UFPI)
Local: Auditório do CT

SESSÃO ESPECIAL: VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: COMO PROTEGER AS JANAÍNAS?, dia 13/03 às 17h.
Coordenadora: Olívia Cristina Perez (UFPI)
Palestrantes: Eugênia Nogueira Villa (Delegado da Polícia Civil de Teresina – PI), Tatiane Seixas (UBM-Piauí), Mariane Pisani (UFPI) e Denise Motta Dau (DEV/MDH)
Local: Auditório do CT

CONFERÊNCIA: DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR E DA PÓS-GRADUAÇÃO – Conferencista: Naomar de Almeida Filho (UFBA), dia 14/03, às 9hs no anfiteatro do Centro de Tecnologia (CT)

MESAS REDONDAS:

QUAL INCLUSÃO SOCIAL QUEREMOS? QUE POLÍTICAS EFETIVAS INTEGRAM INDÍGENAS, QUILOMBOLAS, MULHERES E LGBTQUIA+, ENTRE OUTROS? dia 14/03 às 11h.
Coordenadora e palestrante: Miriam Pillar Grossi (SBPC/UFSC)
Palestrantes: Aliã Wamiri Guajajara (Oka Indígena), Marcela Amaral (UFG) e Letícia Carolina Pereira Nascimento (UFPI)
Local: Auditório do CCHL

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O BRASIL, dia 14/03 de 11h.
Coordenadora e palestrante: Lúcia Melo (APC)
Palestrante: João Xavier da Cruz Neto (FAPEPI), Igor Manhães Nazareth (Embrapii) e Marcelo Nicolas Camargo (Finep)
Local: Auditório do CT

SUPERAÇÃO DA POBREZA (ACESSO À ÁGUA, ALIMENTO, SANEAMENTO E GERAÇÃO DE RIQUEZAS), dia 14/03 às 14h30.
Coordenadora: Fernanda Sobral (SBPC/UnB)
Palestrantes: Mauro Del Grossi (UnB), João Paulo Peixoto Costa (IFPI), Maria Regina Sousa (SASC/PI)
Local: Auditório do CCHL

O PAPEL DO PIAUÍ NO DESENVOLVIMENTO E EXPANSÃO DAS TECNOLOGIAS QUE GERAM OU UTILIZAM FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA, dia 14/03 às 14h30.
Coordenador: Clóvis Bôsco Mendonça de Oliveira (UFMA)
Palestrantes: Osvaldo Saavedra (UFMA), Suani Teixeira Coelho (USP) e Marcos Antonio Tavares Lira (UFPI)

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO: A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL
Conferencista: Paulo Artaxo (SBPC/USP)
Apresentador: Samuel Goldenberg (FIOCRUZ)
Local: Auditório do CT

SESSÃO ESPECIAL: DUZENTOS ANOS APÓS A BATALHA DO JENIPAPO: QUAL O LEGADO PARA REFUNDAR O BRASIL DOS PRÓXIMOS 200 ANOS?, dia 15/03 às14h30,
Coordenador: Renato Janine Ribeiro (SBPC/USP)
Palestrantes: Fernanda Antônia da Fonseca Sobral (SBPC/UNB), Ildeu de Castro Moreira (SBPC/UFRJ), Paulo Artaxo (SBPC/USP) e José Luís de Oliveira e Silva (IFPI)
Local: Auditório do IFPI de Campo Maior

Façam parte da SBPC e das ações realizadas pela associação. Juntem-se a milhares de cientistas, estudantes, pesquisadores e professores que buscam representatividade e o desenvolvimento do país. Mais informações sobre a SBPC estão disponíveis no site.

• Última modificação do post:28 de fevereiro de 2023