Começa nessa terça-feira (18) a Feira Estadual de Ciência e Tecnologia do Piauí (PiauíTec). O evento tem o objetivo de disseminar a ciência no estado, estimulando empresas e estudantes a desenvolverem projetos na área de robótica, física, química e engenharia. A PiauíTec é também uma iniciativa que promove a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que acontece em todo o país no mês de outubro.

A Feira vai acontecer no Shopping Riverside e sua programação será até o dia 20 desse mês. Haverá a exposição do que é desenvolvido nos laboratórios do estado, alcançando a educação básica, superior e demais instituições de pesquisa. Ao todo serão 210 projetos, 50 palestras de diferentes áreas, além dos minicursos e oficinas.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) é uma das parcerias da PiauíTec, que é também organizada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet). Aos interessados em participar expondo trabalhos, devem realizar inscrição e cadastro do trabalho no site da secretaria, bem como os demais participantes que podem se inscrever nas palavras por esse meio digital. Para a divulgação das atividades de pesquisa e difusão das tecnologias geradas no Piauí, além de buscar popularizar a ciência, considero importante esta feira de Ciência e tecnologia no Piauí destacou Francisco Guedes, presidente da Fapepi.

A Fundação articulou palestras importantes como: “Novos desafios para a Ciência e tecnologia da produção animal e seus produtos” que será ministrada pelo professor Hermógenes Almeida de Santana Júnior; “Cenários e desafios da Segurança Alimentar Nutricional no Piauí”, com a professora Norma Sueli Marques da Costa Alberto e a palestra “Tecnologia e Inovação: a produção de alimentos no Brasil” como professor Firmino José Vieira Barbosa.

SAIBA MAIS SOBRE A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Ela foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004, é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS). Além disso conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 13ª SNCT vai de 17 a 23 de outubro de 2016.

• Última modificação do post:9 de novembro de 2016