A Fundação de Amparo à Pesquisa no Piauí (FAPEPI) já iniciou o planejamento para a seleção de propostas a serem submetidas em parceria com a CAPES para a realização do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Apoio ao Desenvolvimento da região Semiárida Brasileira – Edital nº 4/2021.

A FAPEPI está mobilizando os principais atores que compõem as estratégias de desenvolvimento na região do semiárido, capitaneadas por pesquisas dos programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) que se encontram no semiárido, para articular as oficinas que vão deliberar até 4 propostas para desenvolvimento das áreas estratégicas listadas no Edital. Na última sexta-feira, dia 9 de abril, foi realizada a primeira reunião com as instituições que possuem os programas de pós-graduação. A primeira oficina será realizada no dia 20 de abril.

Conforme o Art. 5º da Portaria nº 131 de 3 de setembro de 2020, cada FAP deverá organizar oficinas de atividades com atores estaduais oriundos do governo, Instituições de Ensino Superior (IES), da iniciativa privada ou terceiro setor com o objetivo de definir os temas prioritários que integrarão o projeto a ser submedo no âmbito deste edital. Cada FAP poderá pré-selecionar e submeter no âmbito deste edital até 04 (quatro) projetos dentro dos eixos estratégicos: Agroindústria no semiárido e Biotecnologia no semiárido.

O Edital nº 4/2021 – Apoio ao Desenvolvimento da região Semiárida Brasileira tem como objetivo apoiar projetos oriundos dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu, pertencentes aos estados da região Semiárida e vinculados às Instituições de Ensino Superior (IES) dos estados: Alagoas (AL); Bahia (BA); Ceará (CE); Maranhão (MA); Norte de Minas Gerais (MG); Paraíba (PB); Pernambuco (PE); Piauí (PI); Rio Grande do Norte (RN); e Sergipe (SE). Visando o foco na formação de recursos humanos altamente qualificados e o fomento de pesquisas voltadas ao desenvolvimento social, econômico e tecnológico da região Semiárida brasileira

Serão financiados até 30 (trinta) projetos no âmbito deste edital. As inscrições iniciaram no dia 5 de abril de 2021; os projetos deverão ser submetidos à CAPES até as 17h, horário de Brasília, do dia 20 de maio de 2021. O resultado final está previsto para 20 de julho.

Os projetos deverão ser submetidos exclusivamente por meio de sistema eletrônico, em formulário específico, disponível no endereço: https://inscricao.capes.gov.br/individual, conforme o cronograma.

Para mais detalhes, confira o Edital completo.

• Última modificação do post:15 de abril de 2021