Na manhã desta terça-feira (09) a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) recebeu representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Participaram do encontro o presidente da Fapepi, Francisco Guedes, o coordenador de inovação da Fapepi, Eulálio Campelo; o gerente substituto do Departamento Regional Nordeste da Finep, Paulo Resende, e Ronaldo Bravo que é analista da equipe no mesmo departamento da Finep.

No primeiro momento, o gerente da Financiadora apresentou seu plano de atuação com as diversas metas, especialmente voltadas para o nordeste. A seguir foram discutidas algumas dúvidas e possibilidades de colaboração. Por fim, o presidente da Fapepi fez dois convites à Finep, na pessoa de seus representantes: o primeiro trata de uma participação da Finep no próximo workshop que a Fundação irá realizar durante o II Congresso das Cidades (na primeira semana de maio); já o segundo convite é a participação dos mesmos no próximo Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil (Confap), que acontecerá no mês de junho, em João Pessoa (Paraíba).

De acordo com o presidente da Fundação, Francisco Guedes, a presença da Finep nesses eventos é de total importância para dar continuidade ao que foi discutido, sendo um reforço a essa parceria. “Temos muitos projetos e, mesmo perante um momento de aperto financeiro, nossos esforços permanecem redobrados. Nesse sentido, a Finep é uma parceria valiosa, por exemplo, para impulsionar projetos que são carros-chefe da nossa gestão. Agora, vamos oficializar esses convites e aguardar os bons resultados desde já de toda essa interação”, comentou.

Paulo Resende também ressaltou a importância da proximidade com a Fapepi. Segundo ele, são diversas as ações e oportunidades, inclusive porque já existe um histórico de parceria entre a Finep e as Fundações de Amparo em todo o Brasil, com o Piauí não é diferente.

“O Guedes se mostrou uma pessoa bastante empreendedora, então tem bons projetos. Além do fato dele ser participante do Fórum das Fundações de Amparo à Pesquisa que pactuam um programa comum para o Nordeste, o que para nós é algo muito significativo. A expectativa é que possamos ouvir as demandas do Estado, levar para a nossa direção e tentar construir novas parcerias para benefício do Piauí, trazer recursos para o desenvolvimento das startups, concretizar projetos de parcerias das universidades com as empresas da região, atrair novas empresas para investirem aqui e também fazerem pesquisa e inovação”, finalizou o gerente da Finep.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Última modificação do post:9 de abril de 2019