Na última terça-feira (28), o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), João Xavier da Cruz Neto, recebeu os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Meio-Norte), Dr. Valdemício Sousa e Dr. Eugênio Araújo para apresentar como tema central os primeiros resultados da Pesquisa sobre “Geração de tecnologias para o cultivo sustentável da cajazeira”.

Para o agrônomo, pesquisador Dr. Eugênio, a conversa visa promover uma demonstração dos projetos desenvolvidos pela Embrapa Meio-Norte, em parceria com a FAPEPI.
“Hoje viemos fazer uma apresentação do andamento dos dois projetos, o Projeto CAJATEC, que é o Projeto de Desenvolvimento de Tecnologias Produtivas do Cajá e o Projeto Pro fruti que visa a transferência de tecnologias em infraestrutura, nós apresentamos um andamento onde mostramos todas as atividades que foram desenvolvidas, inclusive já com os primeiros resultados que nós já apresentamos”, afirma.
Segundo o pesquisador, o Projeto do cultivo do Cajá é mais avançado com três anos em andamento.
“Nós já fizemos atividade de divulgação da tecnologia de monitoramento em mosca das frutas que é uma praga do cajá, demonstramos aí as atividades para prevenção de doenças na cajazeira, e já estamos mostrando os primeiros resultados dos sistemas de irrigação e fertirrigação da cajazeira que triplicou a produtividade do cajá cultivado no Estado do Piauí, diz.
Além da importância para a pesquisa Dr. Eugênio ainda ressalta que, o projeto é acompanhado por estudantes de agronomia, como forma de despertar o conhecimento na prática.
“Em relação ao Projeto Pro fruti nós estamos ainda no segundo ano, mas, já temos resultados relativos a implantação dos projetos referentes a várias atividades e já executando capacitações, porque utilizamos a estratégia de capacitação simultânea e instalação. Então, quando vamos, por exemplo, instalar o sistema de irrigação, nós já chamamos os produtores os estudantes e eles acompanham as instalações junto conosco, assim fizemos recentemente no plantio das mudas de uva, onde no momento do plantio convocamos estudantes e produtores para fazerem a atividade conosco já absorvendo esses conhecimentos”, afirma.
O pesquisador Dr. Valdemício Sousa, ressalta sobre a importância do Pro fruti, projeto de transferência e tecnologia para a fruticultura dos polos presentes no Estado do Piauí.
“Projeto esse que está sobre a nossa liderança e ele acontece e está sendo instalado nos 4 principais polos de agricultura irrigada no Estado do Piauí sendo ele, Tabuleiros Litorâneos do Piauí que fica lá em Parnaíba, Platôs de Guadalupe no Município de Guadalupe, Marrecas Jenipapo em São João do Piauí, e Alto Canindé que fica em Conceição do Canindé, esse projeto prevê levar as tecnologias para os agricultores de 5 espécies frutíferas, goiaba, acerola, maracujá, uva e banana, e essas culturas, essas fruteiras estão distribuídas nos polos de acordo com a escolha feita pelos agricultores”, disse.
Segundo o pesquisador, no momento o projeto se encontra em fase de instalação para fazer o acompanhamento, as instalações, o manejo e o treinamento dos agricultores e técnicos multiplicadores em cada Polo trabalhado.