A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) realizou, nos dias 21 e 22 de maio, a Oficina de Prioridades de Pesquisa do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) do Piauí, para definição das linhas temáticas para pesquisas no âmbito das chamadas públicas do Programa. O evento aconteceu no anexo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), e foi promovido em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Saúde.

O objetivo foi definir as linhas temáticas prioritárias para pesquisas no âmbito das chamadas públicas do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). O PPSUS é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde nas Unidades Federativas, que promove o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender as peculiaridades e especificidades de cada estado brasileiro, e contribuir para a redução das desigualdades regionais.

O PPSUS tem como objetivos financiar pesquisas em temas prioritários para a saúde da população; promover a aproximação dos sistemas de saúde, ciência e tecnologia locais; reduzir as desigualdades regionais na ciência, tecnologia e inovação em saúde; e promover a equidade. A Oficina de Prioridades de Pesquisa do PPSUS do Piauí será realizada com a participação de técnicos e gestores da área de saúde do Piauí, do controle social local, da comunidade científica, dos representantes do Ministério da Saúde (DECIT/SCTIE/MS), do CNPQ e demais interessados.

A programação do evento contou com painéis temáticos: Vigilância à Saúde; Atenção à Saúde; Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde; Doenças não-transmissíveis, violências, acidentes e traumas; e Doenças Transmissíveis. Em seguida, acontecerão os Trabalhos de Grupos, e ao final, após a realização de uma plenária, será elaborado um relatório final com as linhas de pesquisas científicas definidas para o edital PPSUS Edição 2020.

• Última modificação do post:28 de maio de 2019