Na noite da última segunda-feira, 19, mais de 600 concludentes do curso de Bacharelado em Administração, da 1ª etapa da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), receberam o grau de bacharéis no Centro de Convenções de Teresina, em uma solenidade híbrida, transmitida pelo Canal Educação, aos 60 polos que comemoram o encerramento do ciclo.  

A solenidade contou com a presença dos representantes das Instituições que construíram a UAPI: Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Unidade certificadora; Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI), que é responsável pelo pagamento das bolsas; e Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), que é a responsável pela implantação e manutenção dos polos, além do gerenciamento de todo o sistema.

Também estiveram presentes a deputada federal, Rejane Dias, e o deputado estadual, Fábio Novo, os agentes educadores que atuaram no dia a dia em sala de aula, além dos demais convidados do Poder Legislativo e os mais de 360 formandos e familiares, que representavam os polos.  

“Eu fiz o vestibular da UAPI com o objetivo de melhorar. Eu já sou funcionário público,  concursado da área da saúde lá no meu município, mas estou vendo, no fim do curso, a possibilidade de melhorar, ainda mais, a minha colocação dentro e até fora do município que eu trabalho”, disse José Onecifro, do polo de São João da Serra, que é motorista de ambulância, criador de gado e, agora, bacharel em Administração.  

José foi escolhido para ser o orador da turma de todos os polos e representou, em sua fala, os sonhos que iniciaram quando eles decidiram ingressar em um curso superior. “É muito bom olhar para trás, lá em 2017, quando mais de 10 mil candidatos concorreram a 3 mil vagas ofertadas pela UAPI. Nós conseguimos aprender muita coisa e não custa deixar de lembrar da importância da Universidade no seu empenho em favorecer a universalização do Ensino Superior no Piauí. Isso é, para todos os piauienses, motivo de muito orgulho, assim como todas as políticas públicas que oferecem Educação como tem que ser: pública, gratuita, de qualidade, libertadora e propiciadora de autonomia”, disse o orador.  

Fonte: SEDUC

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:7 de fevereiro de 2023