A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), lança o Edital do Programa de Apoio a Pós-Graduação (PAPG), e convida as Coordenações dos Programas de Pós-Graduação vinculadas às instituições científicas e tecnológicas (ICTs), sediadas no Piauí, a apresentarem propostas que atendam o edital.

Presidente e diretores da FAPEPI realizam solenidade virtual com a participação de Pró-reitores das ICTs do Piauí para o lançamento do edital do Programa de Apoio a Pós-Graduação

O lançamento do edital aconteceu nesta sexta-feira (18), através de plataforma virtual, e contou com a participação dos Pró-reitores de Pós-Graduação das ICTs do estado do Piauí e os reitores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

O objetivo deste programa é conceder, por meio de cotas institucionais, bolsas de pós-graduação stricto sensu (doutorado e mestrado), para garantir e ampliar a qualidade dos Programas de Pós-Graduação (PPG) do Piauí, assim como desenvolver um ambiente de interiorização e consolidação dos programas. Dessa forma, o programa vai contribuir no aprimoramento de recursos humanos em nível de mestre ou de doutor, atendendo aos objetivos e metas da política de desenvolvimento científico e tecnológico do Piauí e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Vale ressaltar que o edital PAPG é o primeiro exclusivo da FAPEPI, e não há convênios vinculados ao certame, além de que sua realização deve ocorrer anualmente, dentro do Programa de Apoio a Pós-Graduação (PAPG) da Fundação.

O prazo para submissão de proposta para o edital começa no dia 18 de junho e encerra às 23h59 do dia 19 de julho de 2021.

As bolsas serão financiadas com recursos do Tesouro Estadual, cujo investimento mensal é de até R$ 89.000,00, o que representa 30 bolsas de mestrado e 20 de doutorado. O valor mensal das modalidades de bolsa previstas neste edital é de R$ 2.200,00 para bolsas de Doutorado, e para bolsas de Mestrado o valor mensal será de R$ 1.500,00.

O prazo de vigência das modalidades das bolsas será de até 48 meses, para bolsas de Doutorado, e até 24 meses, para bolsas de Mestrado. O prazo de vigência das bolsas previstas neste edital é improrrogável.

Para concorrer ao edital, o Programa de Pós-Graduação (PPG), além de estar vinculado à instituição científica e tecnológica (ICT), sediada no Piauí, também deve ser devidamente reconhecido pela CAPES, com nota 3 ou superior, e não tenha obtido nota inferior a 3, caso tenha sido julgado nas três últimas avaliações da CAPES.

O resultado final será publicado na página da FAPEPI (www.fapepi.pi.gov.br) e no Diário Oficial do Estado (DOE).

Acesse o edital clicando aqui.

• Última modificação do post:25 de junho de 2021