A Fundação de Amparo à Pesquisa no Piauí (FAPEPI) esteve em reunião hoje pela manhã, dia 28 de março de 2023 com o professor Paulo Henrique Pinheiro, docente da UESPI e superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA), da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

Com o foco na elaboração de um projeto para o fortalecimento da cadeia produtiva do mel no Piauí, a reunião tratou do alinhamento entre instituições de ensino superior (IES), como a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Insituto Federal do Piauí (IFPI) junto a outros órgãos como a Secretaria da Agricultura Familiar do Piauí (SAF), Secretaria de Assistência Social do Piauí (SASC), Investe Piauí e o Ministério do Desenvolvimento Social.

A SEDUC pretende capacitar pequenos produtores para a apicultura para que a capacitação seja alinhada ao padrão de qualidade exigido pelo mercado, ao passo que instituições com capacidade de fomento, como SAF, SASC, FAPEPI e o Ministério do Desenvolvimento Social possam somar com a aquisição de insumos e equipamentos necessários para a produção do mel, especialmente o mel orgânico. E a Investe Piauí atuaria na aproximação dos produtores com o mercado exportador.

Nesse sentido, a A SUETPEJA tem mantido uma agenda de visitas técnicas nos territórios produtivos piauienses. No início de fevereiro, o gestor da Suetpeja também visitou a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (COMAPI), com o intuito de estreitar parcerias para o escoamento da produção. O órgão também realizou o Seminário “Piauí, Doce Mel”, evento que aconteceu no dia 22 de março, no Auditório da Escola Fazendária Estadual, com o objetivo de formar um grupo de trabalho para alinhar projetos e os Termos de Cooperação Técnica e Termos de Convênio entre as instituições do governo.

“Iremos reunir diversos atores para articular ações de incentivo à cadeia produtiva do mel por meio da oferta de cursos de capacitação. Entendemos que há uma margem de crescimento significativo a ser explorada com a implementação de políticas públicas de capacitação e incentivo à atividade. O projeto tem como meta capacitar 5 mil pequenos produtores de mel no Piauí, bem como potencializar a produção e exportação do mel de abelha a partir da capacitação”, finalizou o superintendente.

O Piauí é o maior exportador de mel do Brasil, responsável por um terço da exportação nacional. A cadeia produtiva do mel no Estado do Piauí exportou 7 mil toneladas do produto e faturou US$ 26 milhões, assumindo a liderança entre todos os estados do país, no ano de 2022. De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar, o fator que mais beneficiou a cadeia foi o investimento contínuo na base da agricultura familiar, que produz mel em mais de 60% das cidades piauienses, principalmente em regiões mais carentes. Apenas a cidade de Oeiras, principal polo exportador, que fica a 300 km da capital Teresina, produziu cerca de 4,5 toneladas de mel, movimentando quase R$ 90 milhões.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos últimos 18 anos, a produção de mel no estado cresceu mais de 100 vezes e entre as 50 cidades do Piauí que mais produziram mel em 2021, 38 delas estão nos territórios mais pobres do estado. A produção de mel de abelha no Piauí está, atualmente, concentrada nos Territórios da Serra da Capivara, Vale dos Rios Itaim, Canindé e Guaribas.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:28 de março de 2023