Durante a manhã desta segunda-feira (03), no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) foi homenageada em uma sessão solene em comemoração aos 25 anos da instituição. 

Com a proposição do deputado e líder do governo, Franscisco Limma, a sessão contou com a presença de diversas autoridades que aproveitaram para parabenizar a Fapepi e enaltecer a importância da Fundação para o desenvolvimento do Piauí. 

A Fapepi é uma instituição que vem contribuindo bastante para a consolidação do ensino, na graduação e na pesquisa desenvolvida no Piauí, essa homenagem é justa para essa Fundação tão importante para o Estado, destacou Francisco Limma.

O presidente da Fapepi, Francisco Guedes, comentou os avanços da Fundação durante sua gestão e dedicou a solenidade aos funcionários da instituição. 

A Fapepi alcançou nesse momento, além de uma importância vital para o desenvolvimento cientifico, tecnológico e de inovação no estado do Piauí, o devido reconhecimento que extrapola as fronteiras estaduais, em virtude do forte incremento nos investimentos nesses últimos quase quatro anos (2015 – 2018), que permitiram o lançamento de 42 editais públicos, 152 projetos de pesquisa financiados; 120 eventos acadêmicos e científicos apoiados; fomento à viagem de 252 pesquisadores para reuniões e congressos, sendo 95  destinos internacionais; financiamento à produção e publicação de 107 livros acadêmicos; subvenção econômica a 11 empresas de base tecnológica inovadora, somando R$ 28,394 milhões de recursos aplicados em CT&I no Piauí e um total de 579 bolsistas beneficiados. Agradeço a todas as instituições que contribuiram para esse avanço, e em especial a pessoa do governador Wellington Dias, que não mediu esforços para auxliar nosso projeto. Aproveito ainda a oportunidade para dedicar essa solenidade a todos os funcionário da Fapepi, que fazem de uma Fundação ainda considerada pequena, tão importante para o Piauí. É através da dedicação de cada um deles, que também estão aqui, hoje, é que foi possível chegar a esses resultados, finalizou.

width=460

A Fapepi, fundada em 1993, é uma importante instituição para o desenvolvimento do Piauí, com ações em âmbito local, regional, nacional e internacional, além de ser a primeira agência de fomento a pesquisa científica, tecnológica e de inovação do Piauí.

A vice-reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Nadir Nogueira, comentou suas expectativas com a Fapepi para 2019. 

Quero parabenizar a Fapepi e dizer que fica a nossa expectativa para voltar a esta casa e comemorar as bodas de ouro dessa instituição. Aproveito para lembrar de Afonso Sena Golçaves, o idealizador da Fapepi e sem dúvida um dos principais responsáveis pela consolidação da Fundação. Desejo ainda sucesso e que o enfrentamento, a luta que teremos neste ano que se aproxima em favor da educação seja diminuida pela grande rede de integração entre as instituições que, hoje, a Fapepi constrói, concluiu. 

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), destacou que é necessário um investimento ainda maior na Ciência, Tecnologia e Inovação para que instituições como a Fapepi continuem beneficiando a população. 

Nós temos que dar a Fapepi o que ela precisa para atuar no auxílio do desenvolvimento de pesquisas, que é a garantia de um maior financiamento a partir do que é arrecadado pelo Estado. Gostaria também de parabenizar a Fapepi e dizer que a Uespi sempre será uma parceira no fortalecimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, afirmou o reitor. 

width=460

Estiveram presentes, representantes do Sebrae, UFPI, Uespi, IFPI, Cajuína TECH, além de coordenadores das Câmaras Setoriais e funcionários da Fundação. 

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Última modificação do post:4 de dezembro de 2018