Teve inicio nesta quinta-feira (20) e segue até a próxima sexta (21), no auditório do Centro de Tecnologia da UFPI, o 1º Encontro Piauiense de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional. O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi).

O evento, que é organizado pelo Grupo Pró Rede Estadual de Pesquisadores em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), tem como objetivo formar uma Rede para estimular ambientes e práticas de intercâmbio e interação entre pesquisadores que possam desenvolver ações para o desenvolvimento da temática no estado.

A coordenadora do evento, professora Norma Sueli Marques da Costa Alberto, destacou que o encontro ainda tem como objetivo estimular agências de fomento e outras instituições públicas ou privadas a desenvolverem e apoiarem ações geradas dentro do Piauí em prol da SAN e do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

“Em primeiro lugar nós queremos reunir pessoas, pesquisadores, gestores, entidades que fomentam a pesquisa, como a Fapepi, que tenham interesse na área da segurança alimentar e nutricional, especialmente na área da pesquisa. Alcançando essa reunião de pesquisadores e pessoas interessadas, o nosso segundo propósito é dialogar e formar uma rede estadual de pesquisa em soberania e segurança alimentar nutricional, na perspectiva de fortalecer essa temática, buscar os princípios da segurança alimentar e nutricional, fortalecer os indicadores dessa área”, afirmou a professora.

Presente na abertura do evento, o presidente da Fapepi, Francisco Guedes, destacou que mesmo com as dificuldades que o país tem enfrentado a Fundação tem ampliado suas ações e encontrado novas alternativas. Guedes reiterou o apoio à consolidação do grupo.

“Estamos nos desafiando a buscar alternativas e o governador Wellington Dias está buscando apoiar cada vez mais a ciência e tecnologia do Estado do Piauí, nós já conseguimos um recurso extra orçamentário este ano de R$ 4 milhões para o fomento à inovação tecnológica. Em meio às dificuldades a gente tem ampliado o nosso trabalho e encontrado novas alternativas. Aqui temos muitas pessoas que estão lutando muito para esse grupo se consolidar, por isso, ficamos muito otimistas em apoiar e ser parceiros deste evento, porque a gente acredita nessas pessoas”, afirmou o presidente da Fapepi. 

 

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Última modificação do post:9 de novembro de 2016