Teve início nesta terça-feira (25) e segue até a próxima quinta (27) o I Congresso Nacional de Variação/Diversidade Linguística e Letramentos, que acontece na Universidade Federal do Piauí e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).

Um dos objetivos do evento é promover o diálogo entre os diversos estudos afins à área de linguagem com vistas ao desenvolvimento científico-tecnológico do conhecimento produzido por pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior, seja do Piauí, ou dos demais estados da federação brasileira.

width=700

No congresso, serão debatidos as linguagens e os processos de ensino-aprendizagem de língua com foco na relação escola, linguagem e sociedade. Além disso, o evento visa promover o diálogo entre os diversos estudos afins à área de linguagem enquanto prática social em diferentes ambientes.

A gerente técnica científica, Eliana Abreu, participou da abertura do evento representando a Fapepi e destacou a ampliação das ações da Fundação no apoio aos pesquisadores piauienses durante o exercício de 2016.

“A Fapepi é a única agência de fomento do estado do Piauí, somente no exercício de 2016 nós já investimos 220 mil só em eventos nas instituições de ensino e pesquisa do estado, então esse recurso, mesmo escasso porque estamos em um período de crise, está sendo bem aplicado, uma vez que nós estamos aqui promovendo a difusão e a divulgação das pesquisas científicas. Mesmo na dificuldade, o Governo do Estado e a Fapepi estão comprometidos em financiar as pesquisas e os eventos científicos”, afirmou Eliana Abreu.

width=700

A coordenadora do evento, professora Dra. Catarina de Sena Mendes da Costa, destacou a importância do apoio da Fapepi às ações do grupo de pesquisa por ela coordenado.

“A Fapepi vem ajudando sistematicamente na realização de nossas ações do grupo de pesquisa “Linguagem, Escola e Sociedade”, desde que chegamos aqui na Universidade que a Fapepi tem nos ajudado com sistematicidade”, disse.

A professora Dra. Catarina de Sena ainda explicou que as discussões que serão realizadas no congresso têm forte relevância no que diz respeito ao desenvolvimento social do Piauí. 

“A variação linguística e o letramento são tudo que o Piauí precisa, nós temos um dos menores índices de IDH do Brasil e uma das maiores taxas de analfabetismo, a sociolinguística junta o social e o linguístico, o letramento transforma tudo em social e aí é o grande ponto para a gente trabalhar em prol do nosso desenvolvimento, porque precisamos mudar essas estatísticas e nossa realidade”, afirmou a professora.

 

width=700

width=700width=700

width=700

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Última modificação do post:10 de novembro de 2016