30 Maio, 2016 4:30

CHAMADA RESEARCHER CONNECT - Fundo Newton

1. Visão geral

Esta chamada tem por finalidade selecionar instituições de Ensino Superior nos estados participantes para sediar uma série de cursos presenciais para o desenvolvimento de habilidades em comunicação científica para pesquisadores, sob o Programa Researcher Connect, a serem realizados no Brasil de 1° de agosto de 2016 a 1º de março de 2017. Cada candidato (a) deverá propor um curso, a ser realizado em sua instituição, de acordo com o calendário do Item 6. Cada instituição pode sediar um único curso por ano. No caso de uma única instituição proponente para todo o Estado, dois cursos por campi poderão ser permitidos.

2. Sobre o programa

Researcher Connect – habilidades em comunicação científica para pesquisadores – consiste em uma série de pequenos módulos interativos para pesquisadores de qualquer formação acadêmica. Seu foco é desenvolver excelentes habilidades em comunicação para que sejam utilizadas em contextos internacionais e multiculturais. Os cursos têm duração de 3 dias, totalizando 24 horas, e serão realizados na instituição selecionada.

Esta edição do Researcher Connect é oferecida pelo Newton Fund Professional Development & Engagement Programme e é co-financiada por cada uma das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), membros do CONFAP, dos respectivos estados mencionados acima. O Newton Fund intenciona construir, entre o Reino Unido e o país parceiro, colaborações em pesquisa e inovação que possuam relevância direta para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Nesta chamada, as FAPs integrantes selecionarão “coordenadores de curso” como representantes de Pró-Reitorias de Pesquisa, Pró-Reitorias de Pós-Graduação, Departamentos e programas de pós-graduação como candidatos elegíveis para realizar uma edição dos cursos do Researcher Connect em sua instituição.

3. Objetivos

O Researcher Connect é destinado a prover apoio financeiro para cursos que possam contribuir para a capacitação de pesquisadores em escala nacional.

Pesquisa e inovação são essenciais para construir economias fortes e prósperas – pesquisadores (as) talentosos (as), aptos (as) a divulgar seus trabalhos em diferentes níveis, são de extrema importância para esse objetivo. Quando se trata de pesquisa acadêmica individual, a necessidade de publicar descobertas é fundamental: apenas quando revisada por colegas e validada pela comunidade científica, uma pesquisa pode ser verdadeiramente considerada para contribuir na construção de conhecimento.

Existe, ainda, a necessidade de comunicar descobertas de pesquisa além da comunidade científica, de forma a utilizar seus resultados para justificar o uso de recursos públicos para financiamento de novas atividades de pesquisa. Oferecer ferramentas para aprimorar habilidades de comunicação de pesquisadores pode ter um efeito benéfico não apenas nas performances e carreiras individuais, mas também na instituição onde os trabalhos são desenvolvidos e na sociedade como um todo, através do aumento do alcance e do impacto de suas pesquisas. Este é o motor por trás do desenvolvimento dos cursos do Researcher Connect.

Assim, todos os cursos do Researcher Connect terão os seguintes objetivos:

• Contribuir para capacitação de pesquisadores (as) brasileiros (as) – as propostas devem incluir uma descrição de como os cursos contribuirão para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes e uma argumentação de como o desenvolvimento de pesquisadores, especialmente em campi dos estados do Norte e Nordeste, ou em áreas específicas do conhecimento, pode contribuir para o desenvolvimento social no Brasil. Instituições agraciadas deverão indicar como elas pretendem materializar esse objetivo, incluindo quaisquer planos para publicação e melhora da internacionalização da instituição ou departamento, bem como para assegurar a diversidade no corpo de alunos do curso.
  • Apoio internacional à pesquisa relevante ao desenvolvimento – aumentar a capacidade de pesquisadores projetarem suas pesquisas locais em uma escala global. De acordo com Thomson e Reuters1, o impacto acadêmico brasileiro é menor do que a média mundial e está abaixo dos outros países dos BRICs. Neste contexto, o Researcher Connect pode contribuir de maneira significativa para incluir pesquisadores brasileiros e seus trabalhos no cenário acadêmico internacional apoiando o desenvolvimento econômico e social no Brasil ao divulgar novos conhecimentos e descobertas para o público internacional. Ademais, ao identificar grupos científicos em diferentes Estados, o programa também contribuirá para aumentar a capacidade de comunidades acadêmicas com poucas oportunidades a desenvolver pesquisadores e de se internacionalizar.

Inscrições aqui...