01 Agosto, 2016 4:30

CHAMADA CNPq/CAPES/FAPs/BC-Fundo Newton/PELD nº 15/2016

Chamada CNPq / CAPES / FAPs / BC-Fundo Newton / PELD nº 15/2016

PESQUISA ECOLÓGICA DE LONGA Duração

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, como Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - FAPs Eo Conselho Britânico - BC -Fundo Newton tornam Pública um Presente Chamada e convidam INTERESSADOS OS a apresentarem PROPOSTAS Nos TERMOS Aqui estabelecidos.

1 - Objeto

APOIAR Projetos de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação Que visem contribuir significativamente para o Desenvolvimento EO Aperfeiçoamento do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração - PELD, regulamentado Pela Resolução Normativa 23/2011 (http://www.cnpq.br/web/ guest / view / -journal_content / 56_INSTANCE_0oED / 10157/565332). MAIS INFORMAÇÕES Sobre o Programa PODEM Ser obtidas na Página do PELD (http://cnpq.br/apresentacao-peld) disponivel no Portal do CNPq.

1.1 - CONCEITO

A Pesquisa Ecológica de Longa Duração caracteriza-se Pela Atuação Integrada de Equipes interdisciplinares Que abordam com, com bases conceituais solidas, Desafios Que requerem Longas Séries de Dados, Como o Entendimento de Longo Prazo dos Efeitos de perturbações de Origens e naturais / ou antrópica Sobre a Composição, Dinâmica e FUNCIONAMENTO de Ecossistemas, OU a Compreensão da efetividade de ações de manejo na Preservação destes Ecossistemas. Como Equipes devem Ser compostas POR Especialistas de Diversas áreas, em Interação com Profissionais das áreas de Comunicação / Educação envolvidos em Uma Estratégia de Divulgação Científica do Projeto, Bem Como Outros Atores Sociais envolvidos nsa Temas abordados, Como Por Exemplo Gestores Ambientais. Os Membros da Equipe devem Estar engajados no esforço de Construção de Um Diálogo Entre como SUAS Diferentes áreas de Atuação.

O PELD APOIA financeiramente Uma Rede de Sítios de Referência Distribuídos nsa Diferentes Nacionais Biomas, não Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa that abrangem UM AMPLO escopo de perturbações, Como Por Exemplo Mudanças Climáticas, Perda, fragmentação e Degradação de Ambientes Naturais, Invasão de Espécies, ASSIM Como Ações de Conservação OU Restauração de Ecossistemas Nativos.

Sem PELD, busca-se a Produção de Conhecimento Científico de forma Integrada Às Demandas da sociedade, visando Aplicação de resultados em Articulação com Diversos Parceiros Institucionais, Como Por Exemplo Subsidios Pará uma Tomada de decisão em Gestão Ambiental, Conservação e USO Sustentável da Biodiversidade, Educação Ambiental e Divulgação Científica, Entre Outros Assuntos de Interesse social.

1.2 - OBJETIVOS:

APOIAR financeiramente Sítios de Pesquisa Ecológica de Longa Duração em Ecossistemas Brasileiros, não SENTIDO de garantir a continuidade do PELD, com Referência Ao Conceito de Pesquisa Ecológica de Longa Duração colocado no ponto 1.1.

 

MAIS INFORMAÇÕES e Inscrições aqui ...