A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançará um importante apoio à exportação no Estado do Piauí: a inauguração de um Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no dia 30 de janeiro. O evento de lançamento será realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), em Teresina. O programa será executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) nos próximos 24 meses. 

O objetivo é qualificar 50 empresas da região para que passem a comercializar seus produtos em outros países. A prioridade é atender empresas dos setores de alimentos e bebidas, confecção e artesanato. Mas, no decorrer da execução do Programa, outros setores estratégicos poderão ser incorporados. Para participar do evento, basta confirmar sua presença inscrevendo-se aqui

Além da própria capital do estado, o Núcleo de Teresina vai capacitar empresas da região metropolitana de Teresina, com possibilidade de expansão para as cidades do Polo de Bom Jesus, Campo Maior, Floriano, Parnaíba e Picos. 

Em 2018, as exportações do Estado do PI totalizaram US$ 706 milhões, o que representou um crescimento de 78% em relação aos dados de 2017. A pauta de exportações do Estado está concentrada em produtos básicos (94%) e, dentre estes, produtos do complexo da soja representam quase a totalidade exportada. “Com base nos estudos realizados pela Apex-Brasil, observa-se que existe adensamento de empresas com potencial exportador na região; e onde há empresas com potencial exportador, há oportunidade de transformar empresas brasileiras em exportadores permanentes, um dos objetivos do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX”, afirma o Sr. Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, Diretor de Gestão Corporativa da  Apex-Brasil.

A Apex-Brasil realiza o PEIEX em 19 Estados mais Distrito Federal, com Núcleos Operacionais instalados em parceria com Instituições de Ensino, Federações de Indústria e Fundações de Amparo à Pesquisa cobrindo 1.187 municípios. Até o mês de setembro de 2019, foram atendidas 3.046 empresas. Desse total de empresas, 74% estão na categoria de micro e pequenas empresas, e trabalham com produtos e/ou serviços de 61 diferentes setores. O segmento com maior número de empresas é o de alimentos e bebidas, seguido de têxtil e confecção, máquinas e equipamentos, móveis e cosméticos (dados de novembro/2019).

Participam do evento de lançamento do PEIEX de Teresina o Presidente da FIEPI, Sr. Antônio José de Moraes Souza e Filho; o Diretor de Gestão Corporativa da Apex-Brasil, Sr. Edervaldo Teixeira de Abreu Filho; e o Presidente da FAPEPI, Sr. Antônio Cardoso do Amaral. Durante o evento será lançado o estudo da Apex-Brasil: PIAUÍ – Perfil e Oportunidades de Exportações e Investimentos 2020.

SOBRE O PEIEX

O PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) é oferecido pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. O Programa é implementado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria. 

SOBRE A APEX-BRASIL 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.  

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Última modificação do post:14 de janeiro de 2020